26/02/2013

Remédios Caseiros: o Fred Gomes

Como um camaleão criativo, o Fred enquadra-se em qualquer dos assuntos aos quais se dedica, incansável na sua busca da perfeição.

Nascido em Coimbra, este rapaz bem que podia ser considerado um "menino" pela tenra idade, mas os 23 anos mostram um "senhor" dos sete ofícios, pois dedica-se ao seu trabalho com a paixão dos grandes. Com uma personalidade luminosa, investe no campo das Artes como seu maior ofício, preferencialmente pela fotografia, pelo vídeo e o design, mas também pela música.

O seu percurso não se pautou pelas influências familiares, já que ninguém se aplicava nestas áreas. Ainda assim, no 10º ano decidiu ir para Artes e percebeu a amplitude da sua escolha numa aula de desenho, onde um professor reforçou que nada existe sem uma criação, um desenho, um pensamento inovador. Em seguida, decidiu tirar o curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar, curso este que lhe deu bagagem não só na criatividade do Design, mas também na arte final dos projectos e conhecimentos em técnicas de impressão e serigrafias, entre outros. Desta forma, o Fred tem um avanço relativamente às outras pessoas: basta ficar sozinho numa gráfica com um computador e algo de genuíno e único irá sair.


Ainda que não coubesse na totalidade das ideias de Tomar, não trocava esta experiência por nada: o seu percurso foi díspar e os seus compromissos transmitem essa disparidade. Acabou o seu curso com uma experiência no programa Erasmus em Istambul e a Turquia trouxe-lhe as experiências de vida que esperava para se aventurar no mundo da interactividade, da fotografia e do vídeo. Estes conhecimentos começaram a ser aplicados na área da moda depois de uma aventura para retratar a colecção de uma amiga de sempre, a Sónia Alves.

Depois de três meses de férias e a elaborar o portefólio, acabou por se estabelecer no Porto na Meed Brand, uma empresa onde trabalhava com projectos e outras empresas maiores, e que o permitiu ter a certeza que não queria confinar-se ao trabalho de marioneta empacotada num padrão rígido, deixando a originalidade de fora. Critica os dinossauros que comandam os empreendimentos criativos pequenos e defende o "pensar fora da caixa"e, por isso, também não se enquadra nos grandes negócios, já que não consegue limitar-se a ser "mais um". É uma mentalidade tipicamente portuguesa que ele quer evitar; não quer ser rotulado ou definido por apenas um estereótipo ou legenda: ele é criativo ao ponto de conseguir fazer um malabarismo com a fotografia, o vídeo e design sem nunca se restringir apenas a uma delas.

O Fred é da minha opinião: o nosso grupo de amigos é espectacular e permite-nos concretizar qualquer ideia que tenhamos. Seguindo este ideal, aliou-se a diferentes pessoas que considera fazerem parte da sua família do coração e começou com algumas parcerias que primam pela singularidade. Em 2011, iniciou uma ligação com as meninas da Pretty Exquisite e lhe deu a oportunidade de investir na moda, na fotografia e vídeo. Há 6 meses, embarcou no We Blog You, um projecto em colaboração com a Raquel Graça e que abraça com todas as suas forças, o espaço das suas primeiras formações leccionadas e onde espera criar uma identidade que inspire o maior número de pessoas possível.

Apesar de gostar de ir a museus e ver exposições, reconhece que o que mais o influencia e ilumina são as pessoas que vê nas ruas e o movimento da cidade. Os filmes representam a sua fonte estética primordial e o seu entusiasmo é fundamentado pelas escolhas de Xavier Dolan e Wes Anderson, mas também pela peculiaridade do quotidiano e da sua relação com as pessoas. Para ele, ser "criativo" não é só ser espontâneo e ele necessita de ser metódico no seu processo criativo, para que consiga resultados melhorados e diferentes.

Com 18 anos, os amigos ofereceram-lhe uma guitarra que se definiu como um investimento que teve de retribuir. Teve aulas de canto com Sofia Ribeiro e deu os primeiros passos no jazz, que lhe educou o ouvido para outras sonoridades, estranhas a olho nu. Sempre gostou de despejar as suas ideias de forma musical e fazia pijama covers no seu canal de Youtube com uma amiga como uma forma de divertimento, escape da sua vida mais formal. Hoje em dia, colabora activamente numa banda de prazeres escondidos, os Guilty Pleasures ainda por descobrir, comigo e com a Daniela Maia, e tem um projecto ainda sem nome, mas que tenho a certeza que vai dar muito que falar.

O senhor do bigode tem sonhos do tamanho do Mundo, mas não deixa de ser realista. Frederico como o pai, a família prefere trata-lo por André, o seu segundo nome, que revela mais um pouco da sua personalidade "camaleónica", capaz de se adaptar a qualquer momento, pessoa ou situação. Ele é mesmo uma solução mágica para os dias frios, uma verdadeira máquina orientadora de imaginação, que emana e transmite ao seu redor, com um humor rico e sempre presente. É um daqueles amigos difícil de explicar, é irmão do coração.

Obrigada. Por tudo!

11 comentários:

  1. Muito bom, Raquel!! Para mim, o Fred é uma lufada de ar fresco na minha rotina e no meu dia-a-dia... É revigorante ter o privilégio de poder ver as inúmeras coisas que faz, os projetos que abraça, as ideias que tem e o "sem número" de coisas que faz :) Adoro-o!! Beijinhos para os dois <3
    Andreia Catela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia! Ele é difícil de definir por palavras... Mas tentei :)

      Eliminar
    2. oh <3 vocês são todas umas simpáticas <3

      Eliminar
  2. o Fred é muito amor para um corpo só :)

    ResponderEliminar
  3. ... eu diria tb que é muita inspiração para uma só alma!
    Menino lindo que eu gosto por muitos motivos mas essencialmente porque se percebe que sabe o que significa AMIZADE!

    ResponderEliminar
  4. 'Freud' Gomes do mundo da magia, você é cá um point !! Loooove it !! Oh caixinha de 'surperesas' :D

    Rachel, my precious a tua escrita é uma delicia para os meus olhinhos <3
    Beijinhos mil aos dois ****

    Ana Alvarez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ihih
      Obrigada amiga :) Espero continuar a deliciar-te!*

      Eliminar
  5. E ainda é puro, genuino, verdadeiro, amigo, companheiro, simples, unico, bom ouvinte, bom falante, etc, etc, etc
    É delicioso ver a forma como vibra e faz delirar os sobrinhos quando entra no mundo deles, no mundo das crianças e encarna o papael de Super Tio, com a sua simplicidade de criança!!

    É um orgulho ser teu cunhado e um previlégio ser teu amigo!!!
    Sou teu fã!

    Hugo Pratas

    ResponderEliminar
  6. A leitura desta entrevista estava guardada para um dia em que eu pudesse ler com calma, "ler com olhos de ler", porque já previa que ia ser ainda mais super-especial! E, realmente, revela as várias facetas do Fred, e explica porque é tão fácil gostar dele!!
    Parabéns aos dois por esta partilha!!!!
    Beijocas gordas,
    Luísa Queiroz

    ResponderEliminar