31/03/2013

A Música: Factor Soul Jazz

(Roy Hargrove © Grooving High Records)

Na altura em que não sabia o que pensar sobre o meu futuro, sonhava com a música a tempo inteiro. Perdia-me nos pensamentos de ser alguém reconhecido no mundo das melodias. Era a forma mais simples de aceder à minha alma, um caminho directo, mas cheio de recantos para descobrir.

O assunto já foi introduzido aqui e começou com o primeiro Fred da minha vida, que me apresentou muitas das influências que hoje me guiam, como Dave Matthews Band, Roy Hargrove e, consequentemente, The RH Factor. Foi o meu primeiro contacto com este tipo de música, aquele som tipicamente embrenhado de conteúdo intenso e rico, com instrumentos precisos e objectivos, representativo da fusão entre diferentes géneros como Soul, Jazz, Hip Hop e Funk.

Roy Hargrove é um trompetista americano com raízes profundas do Jazz e que decidiu enveredar pelo groove nas suas colaborações com outros músicos dos mais diversos meios, como D'Angelo, Common, Erykah Badu, entre outros. Foi assim que criou este projecto, The RH Factor, uma mixórdia que exibe um dos cruzamentos mais curiosos e preciosos que eu conheço e que tem lugar cativo nos meus gostos musicais, um selo perfeito do que sonho e desejo fazer um dia.

Hoje em dia, continuo completamente apaixonada e viajo durante horas nestes sons. Aconselho a que façam como eu e deixem-se levar pela vastidão da grandeza deste projecto, começando com "Crazy Race" (aqui), o tema que define o quotidiano apressado. Depois, passem para algo mais antigo, mais característico do intrínseco da música com alma, "Juicy" como uma tangerina (aqui), "How I Know" (aqui) e a simplicidade das grandes vozes e, para finalizar em grande, "Bop Drop" (aqui).

Enjoy.

2 comentários:

  1. Mais uma vez a mais pura das realizações vêm da alma e ainda bem que tens consciência disto. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Esses álbuns mudam vidas!!!
    Beijo Grande

    ResponderEliminar