12/05/2013

A Música: Long Way to Alaska a Descoberto

(fotografia do Fred)

Esta semana oficializei uma longa caminhada.

Já comecei a falar neste assunto aqui e é algo de que me orgulho muito, trabalhar para a Strobe. A proposta inicial era que fizesse a reportagem de alguns concertos, festivais ou eventos musicais que quisesse ir, proposta essa que me fez estar um pouco "de pé atrás", por não saber bem onde iria calhar. E se eu não gostasse do concerto? E se eu não o soubesse descrever da maneira que deveria ser?

Sim, eram uma data infindável de "E ses?" que me prendiam a evolução. Também tem a ver com o facto de ser muito criteriosa com tudo o que escrevo, ser muito crítica e perfeccionista, e achar que as pessoas que conhecem mesmo os músicos é que os devem representar, assim como os "verdadeiros jornalistas". Assim, nunca me enquadrava em lado nenhum. Depois de insistirem muito comigo, lá fui eu escrever sobre o Warm Up de Paredes de Coura, e, apesar de gostar muito do trabalho que lá estava, ainda me faltava alguma coisa.

Em conversa com o Fred (com o blog novo aqui), chegámos à conclusão que a imagem das bandas estava muito gasta e que era muito similar em todas as revistas, jornais, entrevistas ou textos. Desta maneira, queríamos criar algo novo e diferente, contrastando com aquela ideia geral que os músicos são feios, porcos e maus, que vivem da noite boémia e só gostam de se alimentar de algo puramente negativo. Esquecemo-nos muitas vezes do trabalho que investem, o dinheiro que é ali consumido, para que entretenham as pessoas, para que façam aquilo que julgamos ser "fácil" e "simples". Era a nossa oportunidade de mostrar as pessoas atrás da música, fazer o significado voltar, num projecto interessante e único que envolvia o convite até à nossa sala de estar e o convívio intimista na conversa de coisas comuns para desenhar o que há por detrás da música. O Fred ficou encarregue da parte visual e da fotografia, e eu de descrever as bandas à minha maneira, numa história semelhante àquilo que faço nos meus Remédios Caseiros.

Começámos pelos Long Way To Alaska, uma banda próxima e que tanto prazer nos deu a conhecer melhor. Vejam aqui a entrevista e fiquem atentos às próximas mensalidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário