02/06/2013

A Música: Optimus Primavera Sound

(fotografias do Fred Gomes)

Ainda estou a tentar digerir os últimos dias no Optimus Primavera Sound.

Confesso: não entendia muito bem todo o ambiente gerado pelas pessoas que iam a este festival. Parecia-me muito elitista, com o preço elevado dos bilhetes e o "histerismo" generalizado em comprá-los com a maior antecedência, na loucura de não saber sequer quem iria, no interesse cego pelo simples envolvimento.

Não sei o que mais rapidamente me convenceu, mas o facto de ser num sítio incrível com o mar mesmo ali ao lado e a relva debaixo dos pés pesou bastante na minha paixão assolapada. O sol fazia prever a entrada em grande nos festivais de verão ainda que o frio e o vento o quisessem distrair, aguçando o apetite das pessoas que estavam embriagadas pelos sons, pelo ambiente tão alegre e animado, mas ao mesmo tempo tão relaxado. Os 4 palcos puderam garantir o entretenimento constante e abarcar todos os gostos; a companhia dos amigos de sorrisos em punho só reforçou a familiaridade. Estávamos tão perto de casa e, no entanto, sentíamo-nos tão longe!... É fantástico, de verdade. E agora apoio quem o defende.

Ainda que James Blake tenha sido incrível e as outras bandas também tenham dado ares das suas imensas graças, Blur foi, para mim, a grande superação de todas as expectativas, a viagem até às memórias, enquanto dançava como uma adolescente. A voz do senhor Damon Albarn continua lá, igualzinha àquilo que me lembrava, e os instrumentos demonstravam a mesma coesão das pessoas que estão juntas há muito tempo, mas que ainda não se esqueceram daquilo que devem fazer. Além disso, os momentos épicos seguiam-se, graças à ajuda das vozes de background e aos metais preciosos, com a força de elefantes.

Posto isto, destaco as músicas que mais mexeram comigo. "Girls and Boys", mesmo a abrir o concerto (aqui), "Song 2" e a festa aguardada no final (aqui), "Tender" (aqui) e "The Universal" (aqui), que conseguiram deixar o público em eco constante. Foi verdadeiramente incrível.

Para o ano há mais!

P.S. Vejam aqui as pessoas lindas que me rodearam nestes dias!

1 comentário: