16/06/2013

A Música: Revivalismos

(Amy Winehouse © thisisrnb)

Não é segredo nenhum: eu gosto de revivalismos, de voltar àqueles sons de sempre e reavivar a memória nos meus géneros preferidos.

Gosto do funk e do blues, do disco, do jazz e, principalmente, do soul. Das vozes negras a arranhar emoções, a deitar a alma cá para fora. Mexe comigo duma forma que não sei explicar, só consigo sentir. De certa forma, invejo solenemente quem viveu naquela altura dos 50's, 60's e 70's e o meu desejo secreto era ter uma voz daquelas, de "power lady".

Depois, apareceu de repente uma senhora, branquela e inglesa de gema, que arrebatou o coração de todos com músicas suas e originais, mesmo que com uma pitada antiga. Amy Winehouse de seu nome, morreu cedo demais e deixou saudades da sua presença extravagante e escandalosa, mas, principalmente, da sua voz "mais-que-incrível". Entre muitas outras interessantes,"Back to Black" era a minha música preferida dela e que continua a ser uma das minhas favoritas de sempre:


Recentemente, encontrei duas raparigas que me fazem lembrar dela não só pelas vozes, mas também por todo o aparato de maquilhagem e roupas escolhidas, assim como o tipo musical. Ouçam a Latasha Lee & The Blackties com "Walk Away" (aqui), numa referência clara às músicas antigas e a uma sonoridade muito específica. Quanto a Andra Day, a sua voz consegue arrepiar qualquer um nas suas interpretações de músicas já conhecidas. Conheçam aqui a sua versão dum 2 em 1, "The Notorious B.I.G. vs. Marvin Gaye".

P.S. Descubram as diferenças entre esta música da Amy e esta da Latasha :)

1 comentário: