30/06/2013

A Música: São João



(todas as fotografias foram tiradas pelo Fred e pelo Ricardo, com edição pelo Fred)

Há uma noite no ano que o Porto se enche de festa pura e dura: o São João.

É a noite em que as tradições aparecem à flor da pele, com a dança no pé, os sorrisos infinitos e os abraços constantes. A cidade está impregnada do cheiro a sardinhas assadas, a febras no churrasco e a fogueiras para saltar. É também a altura em que nos permitimos ouvir a música "pimba" e a nossa veia popular fala mais alto, entrando em encontros com pessoas que nem conhecemos, mas arriscando uma "martelada" com o nosso fiel companheiro de plástico e cores garridas, ou a esfregar um alho porro no nariz de alguém.



(Música aqui)

Lembro-me sempre do São João como uma coisa bem animada, onde também festejava o aniversário da minha mãe com a família e os amigos. O circuito normal era começar por nos maravilharmos com o fogo de artifício na Ribeira e depois irmos seguindo de bailarico em bailarico até à Foz, onde as pernas descansavam com as conversas sentadas na praia, à frente da fogueira e até o sol nascer. 

Este ano a festa foi na CRU, um lugar que desde já convido todos a ir lá e conhecer melhor, albergando uma loja e um espaço onde os criadores trabalham em regime de coworking, e para o qual fomos convidados na véspera, em que ainda estávamos perdidos sem saber o que fazer. Agradeço a todos os que nos abriram a porta de casa com carinho, e espero poder retribuir um dia da mesma forma.

Fiquem aqui com o registo fotográfico da nossa noite de São João.



2 comentários:

  1. É com saudades que relembro esses momentos de caminhadas longas nesta noite longa do Porto. Não aprecio sardinhas mas é uma noite mágica e principalmente quando passada no Porto. Parabéns por esta lembrança e fotos animadas....

    ResponderEliminar
  2. Ai que saudades da minha cidade, do meu S João!!... Obrigada por este momento!

    ResponderEliminar