13/06/2013

Terapias Expressivas: Como ser mais produtivo


Muitas vezes deixamos que o tempo se atrapalhe, fazendo com que toda a nossa determinação vá por água abaixo e o nosso trabalho fique prejudicado. Uma boa administração do tempo é sinónimo de inteligência, competência e profissionalismo, podendo ser aquilo que distingue o sucesso do insucesso.

Assim, é importante seguir algumas coordenadas:

- Em primeiro lugar, urge organizar o espaço físico, mesmo antes de começar a trabalhar. A desorganização influencia negativamente a capacidade de tomar decisões e, desta forma, deve haver uma selecção diária de papéis e outras coisas que se vão amontoando na secretária.

- O planeamento de tarefas é igualmente importante, seja ele mensal, semanal ou diário. As prioridades têm se ser bem definidas e os assuntos urgentes vêm sempre primeiro, nunca esquecendo o espaço diário para assuntos inesperados ou tarefas imperativas e que surgem à última da hora.

- As rotinas diminuem o esforço e o tempo de concretização, criando automatismos que são essenciais para o sucesso.

- Da mesma forma, deve-se dividir o trabalho em etapas, juntando as tarefas que têm uma natureza semelhante. Mesmo a nível cognitivo é possível maximizar eficiência e diminuir no tempo, tendo sempre o cuidado de deixar as ocupações menos complexas para quando se está mais cansado.

- Num local organizado e limpo é mais fácil de chegar a informações e materiais necessários, poupando tempo e trabalho. Para que isso aconteça mais facilmente, é preciso rever a lista de material antes de sair do trabalho, preparando com antecipação para o dia seguinte.

- Igualmente, deve-se arrumar e ordenar as listas de sites, clientes e contactos para facilitar a acessibilidade.

- É obrigatório haver uma disciplina das interrupções, já que as quebras do ritmo de trabalho geram um desempenho menos eficiente. Assim, tem de existir um tempo dedicado para emails, telefonemas e até redes sociais, fazendo parte do plano de tarefas e com um horário específico para que não hajam distracções.


- Acima de tudo, é fundamental não deixar assuntos pendentes e fazer o que se puder diariamente, seguindo a lista de funções organizada por prioridades e estabelecida previamente, seguindo-as com obediência e não as adiando.

O segredo é ser-se prático e objectivo, determinante na organização, educado no método. Uma cabeça e uma empreitada bem arrumadas podem fazer verdadeiros milagres!

Sem comentários:

Enviar um comentário