14/07/2013

A Música: Semana Intercultural

Sempre adorei comunicar com outras culturas e nações, com pessoas de fora deste cantinho à beira mar plantado.

(a música desta semana está aqui)

Por outro lado, era uma maneira de falar outras línguas que não a minha, uma facilidade que fez parte do meu crescimento. Lembro-me de ir de férias com os meus pais para o Algarve e falar um inglês perfeito com os meus "vizinhos de férias", britânicos de gema e que tinham um filho pequeno com quem conversava sem ajuda do português. Também é verdade que gosto muito de falar e conhecer pessoas, por isso para mim é uma liberdade que sempre apreciei e falar outros idiomas é algo que nutro.

Quando tomei conhecimento que podia albergar pessoas de outros países no meu sofá e explorar outras culturas sem sair de casa, fiquei extasiada. Ainda mais, que existiam personalidades como a minha, numa comunidade bem unida e divertida, ansiosa por fazer mais e melhor pelos nossos visitantes! Foi uma surpresa realmente muito boa quando entendi o que era o CouchSurfing e decidi ingressar neste mundo de acolher "pessoas estranhas" na minha casa. Depois, foi a oportunidade de conhecer também o meu "excelentíssimo marido" e outros amigos que guardo bem perto do coração, tanto portugueses como estrangeiros, mas sempre com histórias fantásticas.

E foi desta forma que acolhi quase 200 pessoas cá em casa, e que tive a sorte de sentir outras experiências que nunca antes sabia serem possíveis. A acumulação de trabalho, a falta de tempo, dinheiro e ocasiões fizeram-me pensar e desistir de receber como antes, como no início, e hoje só mesmo os amigos têm esse privilégio.

Ainda assim, esta semana aceitei receber duas meninas queridas, em intercâmbio pelos Lions, outra associação à qual faço parte e que dá chance a que jovens doutros países possam conhecer o nosso, durante o período das férias. E aqui estão elas, a Lior e a Laura, de Israel e da Dinamarca, respectivamente. Elas foram a razão da minha semana atribulada e cheia de percalços, entre o calor extremo, a preocupação com planos e a responsabilidade em teste, culminando na diversão e no riso sentido na festa de aniversário do meu querido amigo Fred. Valeu bem a pena.

E a música desta semana? Bem, confesso que hoje estou fora do meu normal, mais cabisbaixa do que gostaria. Os dias de calor invadiram a minha vida numa altura demasiado aflitiva, por isso não consegui aproveitar a praia e tinha designado o dia de hoje para isso. O sol não quis contribuir e, desta maneira, só tinha esta música na cabeça.

Senhor São Pedro, faça favor de ser meu amiguinho para a semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário