25/09/2013

Terapias Expressivas: Música Favorável

Não é nenhuma novidade: a música é capaz de milagres.

Está directamente relacionada com os sentimentos e emoções, com o estado de espírito e o humor, sendo uma potenciadora da nossa disposição e um prolongamento do que sentimos. De facto, é um assunto que até já foi abordado num post deste blog, mas os benefícios são inúmeros.

Algumas comprovações científicas para alguém que ouve música:

1. Poderoso analgésico
A libertação de endorfinas no cérebro enquanto se ouve música, faz com que estes analgésicos naturais sejam capazes de reduzir a dor até 21%. Por outro lado, a música desvia a atenção da dor, reduz depressão e sentimento de estranheza face alguma "diferença".

2. Diminui ansiedade
Estudos atestam que ouvir música durante 30 minutos, 2 vezes ao dia e durante 2 semanas reduz significativamente a ansiedade. Também é conhecida a melhoria na qualidade do sono, e a optimização da eficácia do sistema imunitário.

3. Coração mais saudável
Escutar música diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduzindo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

4. A música é estimuladora
Existem provas de que há uma melhoria da atenção e concentração das pessoas que ouvem música. Adicionalmente, é mais fácil de atingir um estado calmo e meditativo, produzindo uma sensação de bem-estar.

5. Optimiza desempenho físico
Enquanto fazemos exercício, a música aumenta o desempenho e o comprometimento, assim como a resistência à fadiga, intensificando o treino.

6. Aumenta o optimismo
A música ajuda a manter o estado positivo, afasta a depressão e controla-a. Da mesma forma, lembra momentos felizes, consola, anima, marca momentos especiais, favorece a criação de laços, eleva a auto-estima e a confiança.

Além de tudo isto, pesquisas comprovam os seus efeitos consistentes, já que todas as pessoas num mesmo sítio ouvem e sentem a música da mesma maneira, prevendo respostas em indivíduos de culturas diferentes, com capacidades intelectuais e sensoriais variadas. Assim sendo, ela transcende barreiras da comunicação, ajuda a socializar, a conhecer outras pessoas e contribui para o sentimento de identificação e pertença.

A música transporta-nos para outro lugar e é capaz de nos fazer sentir em casa, onde quer que estejamos. Mexe com aqueles sentimentos bem guardados e consegue ser uma força motivadora para os nossos dias. Qual é o segredo? Ouvir, sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário