24/10/2013

Terapias Expressivas: Como definir Objectivos

Sucesso. Esse conceito tão difícil de obter e alcançar.
Por vezes, o mais difícil é mesmo a planificação para concretizar algo que queremos na vida. Nas estratégias de marketing, porém, fala-se em objectivos claros e definidos para chegar àquilo que desejamos. Há sempre uma forma de atingir mais fácil de atingir o nosso percurso, mais rápida, segura e com mais garantias de sucesso. Mas afinal, o que são objectivos claros e definidos?

A eficácia e produtividade tem relação directa com a focalização na solução, em vez da orientação básica no problema. Pensarmos aquilo que está mal ou errado não ajuda em nada para a concretização dum caminho e, desta forma, é sugerido em gestão o acrónimo S.M.A.R.T. na elaboração de objectivos. Vejamos:

- S (Specific) - Específico
Muitas vezes dizemos: 
Quero ser bem sucedido
ou
Quero ser feliz/rico

Estes objectivos são muito vagos, ambíguos e subjectivos, já que podem variar entre pessoas diferentes ou na mesma pessoas em situações distintas. Desta forma, as nossas metas devem ser o mais claras, específicas e determinadas possível, tendo como base as nossas expectativas e não um combinado daquilo que os outros esperam. Um exemplo possível será:

Quero emagrecer 3 kgs

- M (Measurable) - Mensurável
Na planificação de estratégias, devemos ser capazes de prever quanto tempo já percorremos e o que ainda falta fazer. Assim, um objectivo deve ser analisado em termos de valores ou de volumes, como no exemplo já dado anteriormente.


- A (Attainable) - Alcançável
A possibilidade de concretização tem de estar sempre presente, ou a frustração e a desistência vivem do nosso lado. Deste modo, muitas vezes precisamos de adequar os nosso objectivos maiores, transformando-os em várias metas pequenas, nem muito fáceis nem muito difíceis, com consequências na motivação.

- R (Relevant) - Relevante
Não devemos desejar aquilo que não podemos ter. Para isso, temos de ser realistas relativamente aos recursos disponíveis e certificarmo-nos das possibilidades para conclusão dos nossos objectivos, sejam elas referentes à nossa própria vontade (o que somos capazes de fazer) ou exteriores a nós mesmos (fundos ou aptidões que necessitamos).

- T (Time-bound) - Temporizável
Por último, os objectivos devem ter prazos ou durações limitadas e específicas para cumprimento, ou reformulações dos mesmos, caso estes não sejam atingidos. A definição de prazos permite regular as energias dispensadas em cada momento, assim como as expectativas e esforços a aplicar. Um exemplo concreto:

Até Dezembro quero ter 4000€, necessários para publicar o meu primeiro livro através do crowdfunding!

Mais um conselho, desta vez mais pessoal: escrevam os vossos objectivos num papel, como se duma lista de final de ano se tratasse, com as metas bem discriminadas e concretas. A luta é mais fácil se souberem o que querem alcançar! Boa sorte!

P.S. Querem ajudar-me a concretizar o meu sonho? Ora vejam tudo aqui: http://igg.me/at/12-raquelcaldevilla/x/4139332 
Obrigada!

5 comentários:

  1. Gostei muito deste post :) eu também costumo fazer listas no início de cada ano com alguns dos meus objectivos :) sabe bem quando os vemos concretizados! beijinhos e boa sorte no teu sonho

    ResponderEliminar
  2. Ter objectivos é não esquecer o que somos e o que queremos. Anotá-los, ajudar-nos-á a mantê-los intactos e com o foco necessário. Depois, a sensação de dever cumprido, é superior.
    Quando temos sonhos, é bom sinal :)
    Boa sorte para o seu, Raquel. Quando queremos, fazemos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ju e Real Desprovido pelo apoio e carinho! :)

    ResponderEliminar
  4. Pode-se atingir sucesso através das pequenas coisas, na concretização de pequenos sonhos que se transformam em grandes só pelo facto de os concretizarmos!

    Não é fácil definir objetivos SMART, mas também não é dificil. Acho que é uma questão de pararmos e termos uma conversa connosco próprios. Nessa conversa criarmos um compromisso pessoal de trabalhar no sentido de atingir os objetivos que queremos. Depois é uma questão de trabalharmos para atingir esses objetivos.

    Concordo a 100% contigo quando dizes que devemos escrever e especificar o que queremos, é a melhor maneira de assumir-mos perante nós próprios os objetivos, as metas e até o prémio!

    Estou cruzar os dedos e a desejar-te o maior sucesso possivel na publicação do teu primeiro livro. :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada querida! Já vi que também contribuíste para ele ser possível :)

    E... Às vezes o mais difícil é sermos sinceros e honestos connosco! :)

    beijinhos**

    ResponderEliminar