06/02/2014

#84 . Lugar de memórias


Podia ter escolhido muitos outros, mas aqui fica um dos meus lugares de memórias.

(música escolhida especialmente para a ocasião)

Este lugar pertence ao Jardim Botânico de Dublin, um dos primeiros sítios para os quais viajei sozinha. A casa dos meus pais (e onde vivia na altura) ficava muito perto do recinto da Queima das Fitas no Porto, por isso aproveitava essas alturas para arriscar em aventuras e viajar, mas normalmente nunca ninguém vinha comigo, pois preferiam ficar por cá. E assim ia eu sozinha, cheia de medos, mas com ainda mais vontade de conhecer sítios novos, experimentar outros sabores e outras pessoas, deleitar as vistas. Escolhi a Irlanda porque a viagem era directa do Porto e também porque sempre tive um fascínio e curiosidade pela Escócia, mas na verdade as viagens para lá eram extremamente caras, por isso tive de me consolar com algo intermédio. Foi na altura ideal, o meio da Primavera, em que todas as flores estavam viçosas e inebriantes. E sim, apaixonei-me pelo verde a perder de vista e guardei memórias em forma de cores.

Às vezes esqueço-me como sou saudosista e como sempre tive o hábito de tirar fotografias significativas, para nunca me esquecer das significâncias. Hoje, enquanto procurava uma das fotografias antigas para mostrar um lugar de memórias, os olhos marearam-se perante a quantidade de lembranças que guardo em forma de fotografias. E fiquei tão, mas tão feliz! Tenho a sorte imensa de ter arrecadado pessoas incríveis para fazer parte da minha vida e sinto saudades dos momentos bons que todos passámos, seja onde for. Obrigada a todos os que vivem cá, bem acomodados no meu coração.

13 comentários:

  1. Raquel, o teu blog é uma inspiração. Adoro as tuas fotos, mas mais ainda os teus textos. Sinto-me sempre energizada depois de 'sair' daqui, da tua casa, onde me(nos) recebes sempre com tanto carinho.

    Achei que precisava de escrever este comentário para te incentivar a escrever, escrever, escrever :)

    Beijinhos,
    Catarina.

    http://www.day-dreamer.pt/

    ResponderEliminar
  2. Oh Catarina! :) Obrigada! E nem sabes como estava mesmo a precisar dessas palavras... Acertaste na mouche! :) **

    ResponderEliminar
  3. Também eu já me aventurei sozinha pelas viagens: escolhi Suécia e Dinamarca. Porque vivi uns 30 anos na aldeia e lá ninguém me acompanhava a nada. Ganhei tanto com isto que nem imaginas. Ao ler o teu texto lembrei-me desses tempos tão bons, de mochila às costas, carregada de medos e sonhos :)
    Obrigada Raquel por estares sempre aí! :)

    ResponderEliminar
  4. Ai Suécia... Ai Dinamarca! :) Eu também gostava muito ir a esses sítios, mas confesso que agora escolhia o maridão para ir comigo.

    Obrigada a vocês que me lêem e continuam a ler, e que ainda se dão ao trabalho de mostrar que não estou a falar sozinha :) E mais, que gostam do que eu faço e que me incentivam a fazer mais. E melhor. Têm um lugar cativo no meu baú das memórias*

    ResponderEliminar
  5. Ups pensei que teriamos de tirar uma foto todos os dias... prefiro assim para continuar a puxar pela criatividade. Que lugar mais lindo, confesso que nao tenho grande vontade de ir a irlanda, mas como todos os paises ha lugares magicos e este e um deles. Com uma tarde chuvosavir aqui e ver esta foto mega colorida alegra o dia a qualquer ser :)

    ResponderEliminar
  6. Se conseguirmos tirar uma fotografia nova todos os dias, óptimo! Eu só usei esta, porque me lembrou de algo que guardo com o maior dos afectos e que ainda não tinha partilhado. :)

    ResponderEliminar
  7. nunca viajei sozinha, mas já viajei acompanhada e acabei por percorrer as cidades sozinha. gosto de fazê-lo, porque me leva a reparar em pormenores que dois dedos de conversa poderiam fazer passar despercebidos.

    e ver esta foto fez-me imaginar o cheirinho das flores e trouxe as saudades de dias mais luminosos. Um bocadinho de primavera, portanto :)*

    ResponderEliminar
  8. Muito bonita esta foto. Um beijinho para ti Raquel.*

    ResponderEliminar
  9. Estou convosco no desafio! Voltei à pouco, muito pouco, à blogosfera e era tudo o que precisava para me ajudar a arrancar!
    Por norma, uso pouco o instagram e sempre com o telemóvel... Como o meu objectivo era fotografar mais com a câmara, tenho publicado tudo só no blogue... ainda fantasma!
    Quando tempo houver e se a curiosidade bater, estou aqui http://vanicissitudes.blogspot.pt/ sem desculpas! ;)

    ResponderEliminar
  10. Ando um dia atrasada. E ando a partilhar no flickr (http://www.flickr.com/photos/luciafernandes/sets/72157640373202066/). Ainda não consegui decidir o que fotografar.

    Já viajei sozinha mas não há nada como uma viagem partilhada. :)

    Parece que crescemos perante as memórias, será sempre assim?**

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todas pelo carinho e partilha! Durante o fim-de-semana vou espreitar aqueles que ainda não vi :)

    ResponderEliminar
  12. Bonitas palavras, bonita a tua fotografia :)

    ResponderEliminar
  13. Que fotografia tão bonita :)

    Quando pensei na fotografia do 'lugar de recordações' tive para tirar uma fotografia a várias fotografias porque sem dúvida que para mim é dos melhores sítios para se guardar memórias, daí amar tanto a fotografia..faz-nos viajar, aquece-nos o coração e lembra-nos momentos especiais e únicos :) *

    ResponderEliminar