29/07/2014

Inspirações há muitas #9 . a Marisa Martins

Quem anda pelos meandros do Instagram, sabe bem quem é a Marisa. É aquela das fotografias serenas, com tonalidades pastéis, esverdeados e azuis suaves, na elegância que a determina, na simplicidade que diz tudo. Das inspirações de todos os dias, é ela que vos trago hoje.

Com 22 anos, é uma menina-mulher ribatejana de uma cidade pequena, o Cartaxo. Começou connosco mesmo no primeiro dia do #desculpashámuitas, já lá vão 6 meses (!!!) e, desde logo, clamou a sua atenção, da maneira mais delicada com que sabe ser. Assim a acompanhamos, sorrimos com ela, sabemos os pormenores da sua história e crescemos em conjunto, sempre de mão dada.

(temas: amarelo; mãe; na minha mala; botão; som; verde)

(temas: filme; dança; carro; gargalhada; pai; antes/depois)

Marisa tirou a licenciatura em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde viveu durante os últimos anos. Se reconhecem esta história, é porque realmente já a mencionei nas inspirações do #desculpashámuitas, na que foi companheira de casa dela, a Catarina dos Azulejos. Agora que acabou a licenciatura e está de volta a casa, a Marisa percebeu que provavelmente terá de ir até Lisboa para conseguir um trabalho na sua área, pois é escasso pela sua cidade. E, quando tiver o seu espaço, a primeira coisa a fazer será ter um cão e um gato, que já vivem na sua imaginação, pois até já têm os nomes mitológicos escolhidos. Nota-se o quanto adora de animais?

(temas: novidade; rotina; flor; pequeno-almoço; amigo; sítio)

(temas: palavra; desenho; leve; algo começado por c; riscas; banana)

É neste meio gracioso que a Marisa se move, mostrando que o sonho comanda a sua vida. Deixa que os seus instantes falem por si, enquanto a sua história se desvenda em cada detalhe, algo que nos motiva para saber sempre mais sobre ela. Mostra os seus segredos e diz que, quando for grande, quer ter a sua casa, a sua oficina/atelier, a sua plantação de chás e viver do que a terra lhe dá. Entre risos, diz até que quer ter o ser veado de estimação no quintal.


(temas: perfil; casa; hobby; música; olhar; vício)

(temas: bigode; sorriso; receita; corredor; gelado; sabor)

Com uma família assente nos prazeres do campo, confessa que não retirou a fotografia, pois eles não estavam interessados nisso. A mãe tinha uma "máquina de rolo", em que registava apenas os momentos em família a guardar para sempre e, aos 14 anos, a Marisa descobriu a sua paixão por eternizar momentos nas fotografias. Mais tarde, aos 16 anos, recebeu uma Reflex e foi então que começou a coleccionar relíquias analógicas, fundamentando os seus gostos. Hoje, a Marisa adora fotografar, pois faz parte daquilo que é e do que gosta. Tenta mostrar a simplicidade, a meiguice e o carinho que carrega nos ombros, a ternura com que se empenha naquilo que ama.

(temas: lista; chave; vaso; garrafa; quadrado; bairro)

(temas: 14h; desarrumado; família; sem tema; vento; mancha)

Das inspirações que ela mesma carrega, revela que se centra no que reside no seu coração: o campo, as coisas simples da Natureza, que assumem o papel principal das suas fotografias. Gosta dos brancos, dos tons suaves, do desembaraço daquilo que a rodeia. Acima de tudo, na sua vida o que ganha sentido não é nada de extravagante, mas tudo o que seja elementar, despretensioso, fácil, sincero, único. Tem também o sonho de viajar para os países nórdicos, os seus lugares de eleição, como a Islândia para ver as auroras boreais ou a Noruega para ver os pinguins. Na sua genuinidade, ri-se muito e, neste encantamento traça os caminhos do seu coração.



E é assim a querida Marisa, que conta segredos nas suas fotografias bonitas, na sua aparência eterna de mármore e pintada com o maior dos cuidados. Na sua simplicidade, mostra a sua leveza e a serenidade que cuida em tudo o que leva consigo; na sua brandura define aquilo que é de verdade. Moldada nas suas convicções e certezas, não podia ser mais fácil e, ao mesmo tempo, não podia ser melhor.

P.S. Aqui está o link para seguirem a Marisa pelo Instagram. Vão lá e dêem-lhe um beijinho que ela merece tudo :)

7 comentários:

  1. Que fotografias com tanta ternura e amor. Simples e mágicas ao mesmo tempo. Ainda não conhecia a Marisa mas agora já a sigo pelo instagram e já o adoro. Obrigada por esta inspiração, Raquel! :D

    ResponderEliminar
  2. De nada, Helena! É um prazer mostrar pessoas tão bonitas :)

    ResponderEliminar
  3. Estou muito feliz por ver finalmente um destaque à Marisa! Adoro tudo nela e no que ela demonstra! Adorei o texto, Raquel! E fiquei igualmente feliz por saber que eu e ela temos em comum muita coisa :D incluindo a Islândia, as auroras e a Escandinávia!

    ResponderEliminar
  4. Eu sabia que ias gostar deste destaque, Patrícia :P Pensei logo em ti! um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Aiiii Raquel! (suspiro) Até fiquei com borboletas no estômago :)))
    Muito muitooo obrigada do fundo do coração por este cantinho e momento tão bom. Foi das coisas mais bonitas que me fizeram. Fico totalmente grata e espero um dia mostrar essa gratidão pessoalmente. :D

    És a nossa grande inspiração <3

    ResponderEliminar
  6. Como eu adoro quando tu nos dás a conhecer estas inspirações! Mais uma prontinha a seguir! Love it!

    ResponderEliminar
  7. Yey! Marisa, tu mereces! :)

    Melody, sei que me tenho descuidado, mas vou tentar mostrar-vos mais pérolas destas :)

    ResponderEliminar