22/09/2014

o 12 vai a Coimbra

Depois de umas férias merecidas, o 12 continua a sua jornada e a fazer as delícias dos curiosos por este país adiante. Esta é a vez de Coimbra, uma cidade que me diz tanto, o berço das melhores histórias.

Não estudei em Coimbra, mas a minha melhor amiga estudou e houve outros amigos que angariei desses tempos, por isso é quase como se tivesse sido eu por lá. Passo a explicar: a minha melhor amiga é a pessoa a quem eu chamo de irmã, a mesma que criava algumas confusões quando nos conheciam, já que, mesmo ela sendo loira e eu morena, eram capazes de dizer que éramos parecidas. Falávamos ao mesmo tempo, dizíamos as mesmas coisas, ríamos na mesma cadência, pensávamos da mesma maneira e até vestíamos a mesma roupa. Aliás, comprávamos roupa igual, às vezes sem sabermos, para oferecermos uma à outra. Anos depois, já ela vivia em Inglaterra, crescida e com um filho, veio visitar-me e reparei que tínhamos roupas iguais, mesmo sem nunca termos falado no assunto. E nunca ficámos chateadas quando diziam que éramos parecidas. Ficávamos inchadas de orgulho! Éramos (somos?), de facto, irmãs.

Portanto, Coimbra era o palco de muitas histórias. Dos tempos universitários, mas também de muitos sorrisos, de segredos partilhados, de memórias sem fim. Da Quinta das Lágrimas, de amores que não se largam no tempo, de lembranças que se guardam num sítio especial do coração. Do Portugal dos Pequenitos, o sítio que, quando era pequena, estava constantemente a pedir aos meus pais para voltar. O sítio onde eu podia ser Pequenita para sempre, o sítio onde podia ser eu mesma. E, quando me perguntavam qual era a cidade que não deveriam perder em Portugal, a minha resposta ia sempre para Coimbra, um dos lugares mais especiais para mim.


Desta forma, sabia que tinha de passar por Coimbra com o meu 12, a cidade onde nasceram algumas das pessoas que represento no meu livro. Comigo, levo a minha Mariana para falar das suas ilustrações e o meu amigo-irmão Fred, para visitar a cidade que o viu nascer e contar o seu caminho também no 12. Vai ser muito especial juntar novamente os 3, os mesmos que pensaram neste livro desta maneira e, por isso, é com grande prazer que vos convidamos a irem ter connosco já no próximo sábado, para um final de tarde bem feliz.

Vemo-nos lá? :)

P.S. Há evento no Facebook. Se se quiserem juntar é só seguir este link!

1 comentário:

  1. Nem de propósito... Mudei-me ontem para Coimbra! E compreendo tão bem todo esse significado e magia :)

    ResponderEliminar