07/11/2014

Curiosidades: Chorar faz Bem

William Frey, da Universidade de Minnesota, comandou um estudo sobre o efeito das lágrimas nos humanos, chegando a conclusões muito interessantes. Graças a esta investigação, pôde-se comprovar que o choro melhorou o humor de 90% dos voluntários, fortaleceu os seus organismos e reduziu o stress. As lágrimas contêm altos níveis de magnésio, potássio e prolactina, sendo responsáveis pela diminuição do "mau" colesterol, do controlo da tensão arterial e do fortalecimento do sistema de defesas do corpo. Da mesma forma, o stress produz químicos que podem ser libertados pelas lágrimas e esta habilidade de chorar tem um valor de sobrevivência, já que o stress não aliviado aumenta risco de enfarte e danifica zonas do cérebro. Está provado, então, que chorar não só alivia como faz bem.

2 comentários:

  1. Odeio chorar, sempre que se chora é porque algo não está bem, mas, em certas alturas, é mesmo o melhor remédio e tudo fica mais calmo depois de chorar! *

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Chorar pode ser horrível porque normalmente vem associado a situações de dor e tristeza ou stress, mas a verdade é que depois do choro fica uma certa tranquilidade. Eu sinto isso. :)

    ResponderEliminar