29/12/2014

O final dos 365

E, de repente, estamos no final do ano e parece que tudo passou a correr. Chega a altura de fazer retrospectivas, de prometer mudanças e de começar coisas novas. Mas também de fechar ciclos, como é o caso do meu projecto 365, em que tirei uma fotografia por dia durante um ano.

É certo que fiz muitas batotas. Não me apeteceu fotografar todos os dias, esqueci-me de alguns temas e decidi esquecer-me de outros. Mas a verdade é que o balanço foi tão positivo que não podia deixar que o meu pessimismo tomasse conta destas linhas. E aqui vamos à última contagem dos 365 dias, em que deixo que as imagens falem por si mesmas.

#344 . Transporte

O Outono aos meus pés, o meu meio de transporte favorito.
#345 . Mudança e #346 . Junto

Há coisas que mudam, há outras que ficam permanentes no coração, como os olhares e o carinho destas duas doçuras, a minha afilhada Alice da minha linda amiga Raquel e a minha Baducas.

#347 . Aniversário da Diana

Mais um aniversário bonito duma amiga do coração.

#348 . Antigo

Cometi a loucura de comprar mais um instrumento musical para a colecção que um dia prometi fazer (mas que não cumpri). Foi na loja Respigador Respigadora, que só tem objectos antigos e muito bonitos que convido a conhecerem, que hoje habita, pelo último dia, as Galerias Lumiére, mas que em breve estará noutro lugar deste nosso Porto bonito. Eu fico com a ideia de que queria ter um quarto cá em casa só para estas coisas, para que representasse o meu gosto pela música e fosse um convite amplo para que aqueles que me visitassem fizessem música comigo. Quem sabe um dia não acontece?

#349 . Macro

O meu agradecimento a esta miúda de olhos doces, que me aquece sempre o coração.

#350 . Tomé

Este foi também o ano em que visitei sítios que me surpreenderam com as minhas personagens nas paredes. (Mesa 325)

#351 . Magia

E vivi momentos mágicos.

#352 . Detalhes

O crochet dos meus dias, nos detalhes das cores mais bonitas.

#353 . Planeta

Uma música para acompanhar estes dias em que me apaixonei pelo céu, mais uma vez.

#354 . Dourado

No início deste mês, comemorámos os 4 anos da miúda mais gira de Camões, com os olhos mais doces que já vi. 

#355 . Enfeite

Os enfeites natalícios da nossa árvore.

#356 . Embrulho

A prenda que me chegou antecipada e que nem precisou de embrulho.

#357 . Trabalho

Trabalho num sítio bonito e com comida deliciosa até sabe melhor. Conheçam mais da Oficina CC ali no We Blog You.

#358 . Sem título

Um pouco dos meus dias de música e daquilo que o Fred me trouxe de Berlim.

#359 . Dias

O céu dos meus dias, um detalhe de uma das almofadas que fiz e um pormenor dum passeio de fim-de-semana de Outono.

#360 . Snow Angel

#361 . Sem título

O 12 na Cru, mais um final de tarde em que o céu estava perfeito e uma segunda das nossas, enquanto trabalhamos para o We Blog You e fazemos coisas deliciosas.

#362 . Azáfama

Na azáfama destes dias, consegui lançar a minha marca de coisas feitas à mão e em crochet, que podem ir visitar na loja do We Blog You (ou pedir-me mais informações em weblogyoustore@gmail.com). Para além disso, consegui fazer uns flocos de neve mesmo a tempo do nosso jantar de Natal, correr muito pelas ruas do Porto e apaixonar-me de novo pela cidade que tem as cores mais bonitas, a minha.

#363 . Encomenda


E ainda tive tempo para fazer uma almofada para uma amiga, que ficou tão linda que tinha mesmo de a mostrar por aqui. 

#364 . Jantar de Natal

Das tradições que mais gostamos de ter entre os nossos amigos, é o jantar de Natal, que juntamos todos à mesa e aproveitamos todos os minutos que temos juntos. Este ano não foi excepção, contou com a nossa organização até ao mínimo detalhe e foi tão bonito como delicioso. Para este ano que está aí à porta, quero mesmo ter mais tempos destes.

#365. o meu céu, o meu Natal

Uma prenda bonita da Daniela (ver aqui o instagram dela), os passeios com a minha luz favorita e as algumas prendas de Natal que me encheram o coração (e a vontade de viajar já). 

Neste ano que passou, comecei a fotografar mais e melhor. Quando o cansaço e a falta de ideias me invadiram, iniciei o #desculpashámuitas com os meus queridos amigos do We Blog You e contagiámos todos aqueles que se decidiram juntar ao nosso caminho. A minha maneira de ver as coisas mudou radicalmente, pois prestei atenção aos detalhes que antes não dava conta. Passei muitas horas a olhar para o céu e apercebi-me que adoro céus bonitos, nuvens que parecem algodão doce e cores tão únicas que me deixam a sonhar permanentemente. 

Conheci muitas pessoas através da fotografia, do Instagram e do #desculpashámuitas, percebi que sou uma pessoa motivadora e que mostro isso nos instantes que guardo daquilo que vejo. Fiz amigos e aprendi muito com eles. Investi em produtos fotográficos e, mais recentemente, comecei a trabalhar com isso e a fazer da fotografia mais um trabalho para juntar aos outros todos. Essencialmente, aprendi a ser muito feliz com aquilo que faço, a pôr o perfeccionismo apenas em doses moderadas e a relativizar tudo aquilo que gostava que melhorasse, pois mesmo que não seja ainda aquilo que quero mostrar, já estou muito perto da visão que tenho.

Acima de tudo, a fotografia ensinou-me que o caminho faz-se a caminhar. Não vou ser perfeita, porque isso não existe, mas só vou melhorar se tentar ser melhor, se experimentar coisas novas, se sair da minha zona de conforto e se mostrar aquilo que me incomoda, e também aquilo que me faz feliz. A fotografia ensinou-me a ser eu mesma com aquilo que revelo e isso é muito bom.

Este é o mês em que dou por finalizado o nosso #desculpashámuitas, com a promessa que o novo ano irá trazer coisas muito boas. Obrigada por tudo, pessoas mais lindas. E fiquem desse lado. :)


8 comentários:

  1. Conheci este blog em 2014 e tenho gostado do conteúdo.

    Espero visitá-lo em 2015, muitas vezes (isto se continuares a publicar por aqui)! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Pedro! :) Amanhã já há mais novidades, prometo. E obrigada por continuares desse lado!

      Eliminar
  2. Sobre este projecto, só me lembro de agradecer. Pela partilha de momentos e fotografias tão conseguidos. Vou poupar-te a habitual prosa demorada, mas agradeço. Continua a partilha. Por certo, manter-te-ás activas nessa paixão. Assim, não deixes de mostrar. E escreve. Tanto quanto te apeteça.
    Um dos melhores espaços que visito online é este. Por isso, parabéns. Pela escrita cuidada e aflita nos conteúdos, pelas imagens sem desonra. Continua.
    Um portentoso 2015, Raquel! Para ti, para os teus projectos várias e tão entusiasmantes, para ti e para quem os segue. Para os teus. Badu incluída, claro.
    Óptimas entradas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meu querido! Que em 2015 continues a partilhar comigo todas as tuas palavras, tão boas de se ler. Eu prometo continuar por cá, sem dúvida nenhuma. :)

      Eliminar
  3. Com ou sem desafio, espero que continues a deliciar-nos com as tuas fotos :)

    ResponderEliminar