20/04/2015

[San Francisco] um eléctrico chamado desejo

Esta semana começa com uma inspiração simples do outro lado do Mundo, em San Francisco: os eléctricos da linha F.

Como sabem desse lado, muitos são os eléctricos em San Francisco. Depois de ver as ruas vertiginosas por aqueles lados, é fácil de perceber o porquê, já que é a única maneira de subir e descer aquelas ruas sem problemas e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada ecológica. Desta forma, esta é uma das imagens mais pitorescas de San Francisco, dos eléctricos bonitos nas ruas ainda mais bonitas.



No entanto, a linha F é especial, pois é operada por eléctricos históricos vindos de várias partes do Mundo e recuperados de propósito para serem usados aqui. Além de se resguardarem no seu estatuto de herança que prendem a atenção de muitos turistas, estes eléctricos são uma parte importante dos transportes desta cidade, já que a atravessam através da Market Street, uma das artérias mais conhecidas da cidade. Esta rua cruza San Francisco desde Twin Peaks, passando por Castro e o Civic Center, até chegar ao Embarcadero, a boca da baía onde, como o próprio nome indica, estão os barcos.




São, portanto, uma visão constante, tão bonita como única, usada por turistas e locais. Agregados a um design vintage e relembrando os bons velhos tempos, carregam também cores distintivas, representativas de algumas cidades dos Estados Unidos, mas também da cidade do México. [ver todos os esquemas de cores aqui]




Como estávamos alojados na Market Street, nós tínhamos também o privilégio de os ver mesmo à porta de casa e, desde logo, fiquei fascinada pelas cores e pelo design tão bonito. Assim, louvo a paciência do meu Pedro, que não se irritou das mil vezes que parei para os fotografar.


Não é a única linha histórica do Mundo e existe uma também aqui, pelo Porto, que já cedeu alguns dos seus eléctricos para serem recuperados pelos transportes de San Francisco. [lembrem-me que os tenho de visitar]
Mas atrevo-me a dizer que é uma das mais bonitas e inspiradoras, não concordam? :)

Boa semana, pessoas bonitas! :)

2 comentários:

  1. Estou a gostar muito desta saga em San Francisco. É capaz de ter sido o meu artigo preferido, devido a esses fantásticos eléctricos.

    Tão criativos.

    Não dá para levar uma parte do eléctrico para casa? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera, Pedro! :)
      E acredita que estas foram as fotos que me deram mais saudades de lá estar.
      Um beijinho para ti*

      Eliminar