22/05/2015

Curiosidades: Café e Depressão

Um estudo de Harvard provou que o café, como um conhecido estimulante do sistema nervoso central, é um poderoso antidepressivo para as mulheres. A investigação inclui um grupo de mulheres com uma média de 63 anos e concluiu que o risco de depressão diminui com o aumento do consumo de café. Para além disso, o estudo pode aferir que a cafeína melhora o desempenho psicomotor, aumenta a concentração e a excitação e é capaz de produzir sensações de bem-estar e energia.

É importante relembrar que a depressão é uma doença crónica e recorrente, que afecta 2 vezes mais mulheres que homens e que, embora seja muitas vezes ridicularizada e diminuída, é um caso sério, que precisa de ser tratado e acompanhado. Caso tenham sintomas amplamente reconhecidos como potenciais depressivos, contactem um médico.

2 comentários:

  1. Tenho de concordar. Não sofro nem nunca sofri de depressão mas sempre que bebo leite com café fico a sentir-me super alegre depois e com vontade para fazer tudo e mais alguma coisa! Beijinhos.

    lenaspetals.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Raquel,
    Falar de depressão, nunca será demais. Pelo menos, penso assim. Esse estigma e essa discriminação são um absurdo. E, sem que se pense nisso, pode potenciar o mal-estar. Contribuir para o isolamento e a ausência. Afastar o doente da ideia de procurar um médico. Tenho, por motivos vários, o maior respeito e consideração por todos aqueles que vivem esta doença ou que assistem alguém próximo sofrer com a depressão.
    Por fim, deixa-me felicitar-te pelos apontamentos tão fieis a ti e à tua formação académica, que vais deixando entre um e outro post. Que, quero acreditar, em tempo algum passam despercebidos.
    Um beijo :)

    ResponderEliminar