05/06/2015

Curiosidades: Porque Dormimos?

Uma pesquisa da Universidade de Rochester em NY foi substancial para responder à pergunta que se impõe: então, porque dormimos? A verdade é que as pessoas passam 1/3 da vida a dormir e que algumas delas julgam que isso é um desperdício, porque é um tempo que estão paradas e "sem fazer nada".

Este estudo concluiu que o sono ajuda a acalmar o cérebro, restabelecer a saúde, a dar energia e a garantir a disposição. Para além disso, é vital para a memória e para a aprendizagem, pois auxilia a armazenar as lembranças, memórias e actividades mentais. Por isso mesmo, protege contra o Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.

Desta forma, nós dormimos para que haja uma actividade restauradora, que limpa os subprodutos da actividade neural que se acumulam durante o dia. Porém, este processo de limpeza só acontece quando dormirmos e não conseguimos processar esta informação em tempo real, enquanto estamos acordados.

1 comentário:

  1. Dormir é tão bom! Sinto isso mesmo, que retempera as energias. Nas noites em que durmo pouco ou mal acabo por acordar e sentir-me mole e pouco produtiva.

    ResponderEliminar